Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Em reunião com secretário de Saúde da...

    Em reunião com secretário de Saúde da PBH, entidades discutem propostas para ampliação de leitos sem sobrecarregar ainda mais os intensivistas.

    Publicado em 14 de Janeiro de 2021.

    A Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje, dia 14, às 18 horas,  reunião com  entidades médicas para discutir questões relacionadas à abertura de leitos de terapia intensiva e o trabalho dos intensivistas. O diretor Jurídico Associativo e médico intensivista, Maurício Meireles, representou o sindicato. Também participaram da videoconferência a presidente do Conselho Regional de Medicina, Cibele Alves; o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Fábio Guerra e  Jorge Luis da Rocha Paranhos, presidente da Somiti  (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva).

    Segundo o secretário de Saúde, Jackson Machado, com o agravamento de casos graves da COVID em Belo Horizonte, o sistema municipal de Saúde está enfrentado sérias dificuldades para garantir o acesso dos pacientes especialmente aqueles que demandam leitos de terapia intensiva. O secretário ressaltou que “a indisponibilidade de médicos intensivistas para ativação de mais leitos para terapia intensiva tem inviabilizado a ativação de novos leitos”.

    Durante a reunião, o Sinmed-MG reiterou que os profissionais dessas unidades já estão à beira da exaustão e que a solução não é a ampliação do número de leitos para o médico intensivista, de 10 para 15, como proposto inicialmente pela PBH.

    Foram discutidas a melhoria das condições de trabalho médico, melhoria de remuneração, melhoria no atendimento das UPAS e outras propostas para ampliação de leitos sem sobrecarregar ainda mais os intensivistas. O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, agradeceu as sugestões e descartou a possibilidade de fixar a proporção de um médico para 15 leitos de terapia intensiva.

    Ao final, o representante do Sinmed-MG, Maurício Meireles,  ressaltou a importância da união das entidades e da oportunidade de discutir com o gestor temas tão relevantes na defesa do trabalho médico e da saúde da população.