Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



...

Home Notícias Semana do Médico 2020: ex-diretor do ...

Semana do Médico 2020: ex-diretor do Sinmed-MG, Jacó Lampert, é uma das Personalidades Médicas

16 de outubro/2020—O diretor-presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, participou ontem, dia 15 de outubro, da cerimônia de entrega das homenagens às Personalidades Médicas e Médicos Mineiros em Destaque, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Na categoria Defesa Profissional/Associativismo, as entidades elegeram o ex-diretor do Sinmed-MG, por oito gestões, Jacó Lampert.

A cerimônia foi parte das atividades da Semana do Médico 2020, promovida pelo sindicato em parceria com a Associação Médica e Conselho Regional de Medicina. Devido à pandemia não ocorreu evento presencial e a cerimônia, que foi realizada dentro de todos os protocolos exigidos para Covid-19, foi transmitida ao vivo pelo Youtube e também pode ser acessada neste link.

Além do presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, a mesa solene foi composta por: Maria Inês de Miranda Lima, presidente da AMMG; e Cibele Alves de Carvalho, presidente do CRM-MG. Na ocasião, o diretor-presidente do Sinmed-MG comentou que é um privilégio fazer parte dessa celebração on-line e ao vivo. “Estamos vivendo e fazendo uma nova história”..

Mendonça fez uma saudação especial aos mais de 60 mil médicos do Estado e os 20 mil estudantes de Medicina em toda Minas Gerais. “Estamos vivendo um momento diferente, que para muitos é o pior, mas eu digo apenas diferente. É um período que a gente vai superar, pois o médico sabe enfrentar desafios e incertezas e mais do que nunca merece condições de trabalho dignas e salários justos”, destaca.

Por fim, Fernando Mendonça saudou o homenageado e amigo Jacó Lampert, “que muito o ensinou no movimento sindical”.

Personalidade médica na categoria

 Atividade Defesa Profissional/Associativismo

Jacó Lampert é sanitarista, médico clínico com especialização e Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), MBA em Gestão de Saúde e Especialização em Acupuntura Médica.  Em sua carreira, se destaca como coordenador de seminários para reestruturação curricular do curso de Medicina tomando por referência a estrutura curricular da Faculdade de Medicina da UFMG. O profissional também é atuante no cooperativismo médico desde a década de 80, um dos fundadores da Federação das Cooperativas Médicas (Fencom) e fomentador da criação de cooperativas de trabalho médico por hospitais. Além disso, Lampert teve importante atuação como diretor do Sinmed-MG,  representando a categoria em diversas reuniões e audiências médicas por oito mandatos.

Ao receber a placa, Lampert saudou todos os conselheiros, os representantes da entidades e os amigos que estão sendo homenageados. “Somos privilegiados por termos três casas – a AMMG, o CRM-MG e  o Sinmed-MG, onde tive a honra de atuar como diretor na gestões do Cristiano da Matta Machado, Amélia Pessôa e do Fernando Mendonça”. Na sequência, agradeceu aos pais, familiares, amigos, a esposa Rose e aos professores da Universidade Federal de Santa Maria (RS), UFMG pelo apoio e aprendizado.

Personalidades Médicas 2020

Homenagem que representa o reconhecimento das instituições representativas da classe médica mineira ao trabalho dos profissionais que se destacaram no exercício profissional nas categorias:

·         Atividade Clínica- Filomena Camilo do Vale

·         Atividade Docente – Geraldo Magela Gomes da Cruz

·         Atividade Científica – Paulo Roberto Savassi

·         Atividade Saúde Pública -Carlos Ernesto Ferreira Starling

·         Atividade Defesa Profissional/ Associativa- Jacó Lampert

Médico mineiro em destaque

Esta homenagem é concedida aos profissionais que se destacaram pelo exercício digno da profissão, comportamento ético e humanitário e importância dos serviços prestados à comunidade (placa enviada pelos Correios).

·         Almenara – Cristiano Éber Barroso

·         Betim – Evelyn Dayrell Lopes

·         Cataguases – Gilberto Delfim de Carvalho

·         Conselheiro Lafaiete – Genival Lourenço de Almeida

·         Governador Valadares – Fausto Fernandes Coutinho

·         Ituiutaba – Sílvio Queiroz de Mendonça

·         João Molenvade – Marco Aurélio Couto Moreira

·         Juiz de Fora – Adilson Fonseca Barros

·         Lavras – Décio Vieira de Alvarenga

·         Leopoldina – Mário Jorge Ferreira

·         Pedro Lepoldo – Maria de Lourdes Costa

·         Poços de Caldas – Glaycon Gonçalves Danza

·         Teófilo Otoni – Márcia Ramalho Santos

·         Trê Corações – Luiz Carlos Coelho

·         Uberlândia – Luiz Oliveira de Freitas

·         Unaí – Helton Luiz Franco

·         Varginha – José Leir Paraízo