Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
ZELANDO PELA SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS E PACIENTES
Data de publicação: 26 de setembro/2024
O Sinmed-MG acompanhou a tramitação do projeto de lei n° 321/2023 na Câmara de Betim, que tinha como principal objetivo dar publicidade às informações referentes às filas de espera das unidades e hospitais da rede pública de saúde do município. Em que pese a relevância do tema, a assessoria jurídica observou aspectos que careciam de maior atenção, como:
I) A proposta apresentava vício formal uma vez que impunha obrigações aos gestores e profissionais responsáveis pelos atendimentos e esse tipo de matéria só pode ser alterada por iniciativa do Poder Executivo;
II) Ao alterar a organização dos atendimentos, poderia violar algumas prerrogativas e decisões médicas, além dos protocolos e fluxos de atendimentos pré-definidos;
III) Ao determinar ampla transparência sobre a fila de espera, violava o sigilo dos dados dos pacientes, autorizando a exposição do nome, número de identificação do paciente e a estimativa de tempo para o seu atendimento;
IV) O texto previa responsabilização dos gestores dos estabelecimentos pelo descumprimento do disposto de forma vaga, o que poderia ensejar discricionaridade das responsabilizações/sanções e insegurança dos profissionais.
Além de realizar apontamentos ao Poder Legislativo Municipal, o sindicato também compartilhou o projeto e seus questionamentos com o CRM-MG, entidade responsável por zelar pelo desempenho ético da medicina.
Apesar desses esforços, o projeto tramitou e foi aprovado na Câmara Municipal, sendo encaminhado ao Prefeito para sanção. O Sinmed-MG novamente atuou junto ao Executivo e o texto foi vetado sob os fundamentos de vício de iniciativa, violação de princípios norteadores da Administração Pública e dos direitos à intimidade e vida privada dos pacientes.
Com o apoio de assessoria jurídica qualificada na análise e monitoramento de projetos de lei, o Sinmed-MG permanece atuante no aprimoramento das legislações municipais, estaduais e federais relacionadas à saúde e ao trabalho médico.
Acompanhe nossas redes e participe conosco!