Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 5 de abril/2021.
✨Medida do sindicato foi tomada após diversas solicitações de atuação em virtude da ausência de cobertura vacinal aos profissionais médicos: questionamento ao Ministério Público, tentativas de diálogo junto ao município, encaminhamento de ofícios questionando a aplicação do Plano de Imunização, notificação extrajudicial à Secretaria Municipal de Saúde, sem ter por parte da Administração Pública um retorno e denúncias à imprensa
Desde janeiro, o Sinmed-MG tem agido incansavelmente – por meio de reuniões, notas conjuntas com as entidades médica, chamadas na imprensa em busca da imunização total dos profissionais médicos (sejam eles servidores públicos ou atuantes na saúde complementar e suplementar), como para os acadêmicos de medicina que estão trabalhando nos postos ou UPAs da capital.
Mas diante das tentativas frustrantes de diálogos e da ausência de uma ação coordenada que garanta o cumprimento efetivo do PNI e a aceleração da imunização dos profissionais de saúde, não restou alternativa senão o ajuizamento de ação civil pública na última quinta-feira, 1 de abril, pleiteando urgência na imunização desses profissionais.
A assessoria jurídica do Sindicato destacou à Justiça a importância de um planejamento pró-ativo para especificar e alcançar todos os médicos e acadêmicos de medicina que estão trabalhando e se dedicando ao enfrentamento da pandemia em prol da saúde da população brasileira. E alerta que “a ausência de disponibilização adequada da vacina, nesse momento de pandemia, gerará danos irreparáveis à saúde pública – médicos e pacientes”.
“Não basta apenas cadastrar alguns profissionais da saúde. Nossa luta é pela vacinação urgente de todos eles pois são fundamentais na assistência da saúde, principalmente num momento crítico da pandemia em que faltam médicos”, reforça o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça.
Ele destaca que a imunização imediata da categoria é de extrema necessidade para dar efetividade ao direito constitucional à vida e à saúde, não só em seu aspecto direto, do próprio profissional médico, mas também à assistência à saúde da população belorizontina e região metropolitana.
Acompanhe a linha do tempo com as iniciativas do Sinmed-MG para vacinação dos médicos. Clique aqui
Sindicato preocupado com a situação atual e o colapso na saúde
A falta de vacinação de todos os médicos é um fator preocupante já que sem imunização esses profissionais podem adoecer e deixar de atender a população. E isso soma-se à gravidade da pandemia que tem sido manchete da imprensa mineira todos os dias. As unidades de saúde estão com a capacidade de atendimentos esgotada, faltam profissionais, vagas nas UTIS, insumos insuficientes, além da sobrecarga de trabalho que traz estresse e revolta aos profissionais da saúde.
Tudo isso está gerando um outro sério problema: constantes ameaças, violências física e psicológica por parte dos pacientes e familiares que ficam muitas horas esperando por um atendimento. E a culpa é de quem? Certamente não é do profissional da saúde que está dando seu sangue para cuidar da saúde da população. Por isso, medidas urgentes como a vacinação efetiva são essenciais para reduzir o caos em que estamos mergulhados nesse momento.