Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 9 de fevereiro/22.
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), representado pelo Diretor de Mobilizações, Cristiano Maciel, participou de reunião no dia 1º de fevereiro, na Diretoria do Complexo Hospitalar de Urgência, formado pelas unidades da Fhemig: Hospital João XXIII, Hospital Infantil João Paulo II e Hospital Amélia Lins. A Fundação foi representada pela Diretora de Gestão de Pessoas, Ana Rego, além de gestores da Diretoria Assistencial, DIRASS e das Unidades relacionadas.
A pauta da reunião teve como foco principal a escassez nas escalas médicas, gerada por uma série de fatores como defasagem salarial desde 2014, já próximo dos 50% segundo estudo do IBGE, graves problemas de infraestrutura e segurança, falta de reposição de profissionais por meio de concurso público, dentre outros.
A crise se agravou pela terceira onda da pandemia que, associada a outros quadros respiratórios, trouxe aumento da demanda por atendimento, levando a equipe médica ao esgotamento. Havia também grave risco de desassistência pelo vencimento em massa de contratos temporários no mês de janeiro.
Sem a presença de reforço da escala, a assistência se tornaria inviável, como ocorreu no em fim de semana no qual o HIJPII precisou fechar o pronto-atendimento e as internações, por superlotação e falta de médicos suficientes para a assistência.
O Sinmed-MG mantém campanha permanente de mobilização em defesa dos médicos servidores do Estado, tendo participado de inúmeras reuniões com as várias instâncias da Secretaria Estadual de Saúde e mais recentemente reforçou a pauta de reivindicações através de ofícios, documentando os pontos mais críticos das várias unidades. Importante também citar a Notificação extrajudicial, protocolada em 21 de janeiro/22, cobrando de forma mais assertiva e formal, medidas por parte do Governo Zema.
A reunião se mostrou muito produtiva. Embora a Fhemig não tenha apresentado perspectivas quanto a melhorias na remuneração e carreira, sob argumento de dificuldades econômicas do Estado, foi garantida a renovação dos contratos médicos emergenciais e reforçado que o Estado realizará Concurso Público para reposição das vagas.
Acesse abaixo para acompanhar algumas iniciativas do Sinmed-MG em defesa dos médicos servidores do estado de Minas Gerais
Notificação extrajudicial: https://sinmedmg.org.br/sinmed-mg-notifica-extrajudicialmnte-fhemig-hospital-infantil-joao-paulo-ii-e-um-exemplo-do-caos/
Sinmed-MG visita HIJP II para ver de perto situação do hospital: https://sinmedmg.org.br/sinmed-mg-visita-hospital-infantil-joao-paulo-ii-para-ver-de-perto-a-situacao-atual-do-hospital-e-do-trabalho-dos-medicos/
Reunião Seplag 2021: https://sinmedmg.org.br/reuniao-com-seplag-discute-pontos-pendentes-da-pauta-de-reivindicacoes-dos-medicos-do-estado-e-apresenta-a-nova-diretoria-do-sinmed-mg/