Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    (31) 3241-2811
    Home Notícias Médicos vinculados à Missão Sal da Te...

    Médicos vinculados à Missão Sal da Terra de Uberlândia aceitam proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026

    Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 12 de agosto, os profissionais médicos vinculados à Missão Sal da Terra (MSDT) do município de Uberlândia aceitaram a nova proposta da gestão para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026. A deliberação da categoria foi feita por meio de votação, onde a maioria dos profissionais, 86%, optaram por aceitar a proposta.

    O encontro, realizado de forma online e organizado pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), foi conduzido pelo Secretário-Geral do Sinmed-MG, Marconi Moura e o Diretor de Delegacias Sindicais, Herculano Ribeiro Neto. Também contou com a participação dos assessores jurídicos Nelson Santos e Cristiano Pedrosa.

    O Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 da categoria votado na assembleia contemplou a manutenção de todos os dispositivos já previstos no acordo anterior e o reajuste de 5,32% sobre o salário-base e o auxílio-alimentação, com pagamento retroativo à data-base de 1º de maio.

    Outros avanços do novo Acordo Coletivo de Trabalho foram: a ampliação da cláusula de pagamento em dobro para feriados para incluir a terça-feira de Carnaval e estendida para cobrir também as vésperas de Natal e Ano Novo (48 horas); o ajuste escalonado do sistema de folgas do intervalo 10/90, privilegiando quem cumpre maior carga horária – 2 folgas anuais (até 100h), 4 folgas anuais (101h-179h) e 6 folgas anuais (a partir de 180h);

    Durante as negociações foram alcançados outros dois importantes resultados. O primeiro foi o reconhecimento pela gestão do passivo salarial de médicos do Setor Leste ocorrido no seu ajuste contratual, com compromisso de efetuar o pagamento dos valores devidos a partir da folha de dezembro de 2025, incluindo retroativos de forma parcelada, sem a necessidade de judicialização. Além disso, houve acordo para a criação de Mesa Permanente de Negociação, um importante canal para um diálogo contínuo com a Secretaria de Saúde, não apenas para permitir sanar questões cotidianas das condições de trabalho no SUS municipal, mas também para aprofundar a análise de pautas que não puderam ser incluídas no ACT atual.