Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 11 de dezembro de 2024
O Sinmed-MG comemora importante vitória em Santa Luzia em favor dos médicos que prestam serviço como Pessoa Jurídica (PJ). Após receber denúncias dos médicos, na tarde desta terça-feira, dia 10 de dezembro, o diretor de Trabalho Médico do Sinmed-MG, Samuel Pires, o colaborador do departamento de Campanhas do sindicato, Daniel Jordão, e 10 médicos que prestam serviço como Pessoa Jurídica (PJ) junto ao SUS de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, se reuniram com o secretário municipal de Saúde do município, Ado Alessandro Martins, na sede da prefeitura, para tratar dos atrasos recorrentes dos honorários da categoria.
O pagamento da categoria é realizado pela Organização Social RCS Soluções Médicas, responsável pelo credenciamento dos médicos e o atravessamento do pagamento dos honorários por meio de contrato de gestão com a administração pública.
No encontro, os médicos informaram, mais uma vez, o atraso no pagamento. Segundo o secretário de Saúde de Santa Luzia, houve um “desequilíbrio de fontes”, desde outubro, porém a situação foi normalizada. Ele garantiu que o repasse seria feito no mesmo dia da reunião, ou seja, 10 de dezembro.
“O recurso para o pagamento referente ao mês de dezembro já está provisionado na conta da prefeitura e que os médicos podem ficar tranquilos, garantiu o secretário Ado Alessandro Martins.
Na noite do dia 10 de dezembro, mesmo dia da reunião, os médicos PJ de Santa Luzia informaram ao Sinmed-MG que o pagamento atrasado foi realizado pela prefeitura e repassado pela RCS.
Atrasos se arrastam no município e sindicato cobra gestão
Não é a primeira vez que atrasos no pagamento dos médicos acontecem em Santa Luzia, há exatamente um mês, no dia 11 de novembro, e após cobrança junto à gestão e atuação do Sinmed-MG, incluindo a imprensa, pagamento dos honorários médicos referentes ao mês de setembro foram quitados pela prefeitura do município.
O modelo de contratação e pagamento dos profissionais já é tema de inquérito do Ministério Público provocado e acompanhado pelo Sinmed-MG. O cenário de final de gestão obviamente acrescenta preocupação em relação ao adimplemento dos honorários neste final de 2024 e início de 2025.
O Sinmed-MG aguarda retorno da gestão pública e da Organização Social sobre o planejamento para o período de transição.