Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Reunião da diretoria do Sinmed-MG com...

    Reunião da diretoria do Sinmed-MG com a Promotora de Justiça Joseli Pontes busca soluções para a abertura do PA do Hospital Júlia Kubstichek e a necessidade de medidas urgentes

    Publicado em 10 de setembro/2022.

    Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos hospitais do estado, especialmente a abertura da urgência e emergência do Hospital Júlia Kubstichek (Fhemig), a diretoria do Sinmed-MG, representada pelo diretor de Mobilização, Cristiano Túlio; o diretor de Relações de Trabalho Médico, Samuel Pires e a coordenadora e advogada do Departamento Jurídico do Sinmed-MG, Vanessa Lima, participaram de reunião no dia 6 de setembro com a Promotora de Justiça, Dra. Joseli Ramos Pontes.

    O Sinmed-MG destacou os pontos preocupantes com a abertura do PA do Hospital Júlia Kubstichek, já que há falta de estrutura adequada além de um número insuficiente de profissionais médicos para assumir o atendimento na unidade de urgência e emergência. O sindicato ressaltou que essa situação pode comprometer a assistência aos pacientes que se encontram internados ou fazendo tratamento, especialmente aqueles acometidos por doenças raras, que têm o HJK como referência para o seu tratamento.

    A Promotora apresentou as  razões pelas quais determinou a abertura do pronto atendimento e deu vista integral dos autos do Inquérito Civil instaurado por ela, que ainda não foi concluído.

    A diretoria do Sinmed-MG ressaltou seu compromisso com a prática legal do exercício da medicina e sua preocupação com as condições de trabalho inadequadas.

    Durante a reunião ficou acordado entre a Promotoria e o Sinmed-MG o compromisso de cooperação mútua, para encontrar caminhos viáveis para a melhor assistência de urgência à população, discutindo com a Prefeitura de BH, que poderia assumir todo o atendimento de baixa complexidade e ter o HJK como retaguarda de fácil acesso para casos graves, internações, principalmente em casos respiratórios e CTI.

    Enquanto essa articulação com a PBH não se concretizar, a busca urgente é de melhoria necessários para a manutenção da abertura da unidade Urgência e Emergência do Hospital Júlia Kubitschek, mas sem transferir para os médicos a responsabilidade pela falta de estrutura e condições de trabalho e aumentando a assistência à população.

    O Sinmed-MG destaca seu compromisso com a saúde e com as condições adequadas de trabalho para os médicos e por isso vai continuar realizando iniciativas, junto à Justiça e gestores, que possam viabilizar propostas concretas e soluções efetivas.