Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias SINDICATO PROMOVE REUNIÃO COM PSIQUIA...

    SINDICATO PROMOVE REUNIÃO COM PSIQUIATRAS DA PBH PARA CONSTRUÇÃO DE UMA PAUTA ESPECÍFICA DESSES PROFISSIONAIS

    Publicado em 12 de agosto/2021.

    Desumana. Essa foi a palavra usada por vários psiquiatras ontem, dia 11 agosto, para descrever a situação dos profissionais que atuam no sistema de saúde mental em Belo Horizonte, durante a reunião virtual promovida pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais. Participaram psiquiatras das unidades de Saúde e Cersams (Centros de Referência em Saúde Mental).

    O diretor de Formação Sindical e Filiação, André Christiano dos Santos,  iniciou a reunião dizendo que o objetivo era fazer uma discussão junto aos psiquiatras da rede sobre os serviços de  saúde mental no município e elaborar uma pauta especifica de reivindicação para encaminhar à Prefeitura.  Informou que no dia anterior, 10 de agosto, o Sinmed-MG realizou uma assembleia geral extraordinária com os médicos da PBH  para construção da pauta da campanha 2021, com um cunho mais econômico. Um dos itens, segundo ele, foi a proposta de isonomia no vencimento  dos psiquiatras que atuam na atenção primária com os que atuam nos Cersams.

    O diretor destacou que a valorização dos profissionais da saúde mental é uma  pauta antiga do sindicato, e que esse era um bom momento para colocar novamente essa questão para os gestores. “Vamos aproveitar que o assunto está fervilhando e fazer uma reunião positiva, com propostas positivas. Não dá para camuflar as coisas como a prefeitura tem feito e precarizar o serviço”, disse o diretor de Pesquisas e Projetos do Sinmed-MG, Artur Oliveira Mendes.

    O diretor de Mobilização, Cristiano Maciel, também se manifestou, dizendo que a secretaria de saúde reconheceu que existem vários problemas : “É uma premissa do sindicato lutar pela saúde, pelo servidor, pelo médico, independente da ideologia de cada um. Temos que evitar a polarização e aproveitar esse momento para discutir o problema, e essa reunião é um catalisador”.

    Os médicos apontaram vários problemas relacionados à falta de estrutura e principalmente equipes incompletas tanto na atenção básica como nos Cersams, necessidades de melhorias no atendimento noturno, entre outros, situação que se agrava com o êxito cada vez maior de psiquiatras da rede, principalmente devido aos baixos salários: “A situação é critica, e o sindicato vai ser uma entidade importante para colocar isso em cena, e fazer uma discussão sobre a saúde mental”, disseram.

    Durante toda a reunião, no entanto, eles defenderam a reforma psiquiátrica brasileira, que trouxe  inegáveis avanços e é modelo para todo o  mundo, fruto da luta do movimento antimanicomial. 

    ESTRUTURA SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL PBH
    O município conta com oito Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAM) e cinco Centros de Referência em Saúde Mental – Álcool e outras Drogas (CERSAM-AD). No que se refere ao atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes, são três centros especializados (CERSAMIs). Ainda integram a Rede de Atenção Psicossocial 33 residências terapêuticas, 4 consultórios de rua e 2 Unidades de Acolhimento Transitório Adulto e Infanto-juvenil, além de nove centros de convivência e os  152 Centros de Saúde.