Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG alerta: defenda o trabalho ...

    Sinmed-MG alerta: defenda o trabalho médico, cada vez mais ameaçado pelo mercado financeiro

    5 de outubro/ 2020—– Economia, mas sem precarização do trabalho; racionalidade, mas com autonomia dos médicos.

    A chegada de novas operadoras de planos de saúde em Minas Gerais, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem agitado a mídia e a comunidade médica.

    Algumas são empresas bem conhecidas por atuarem de forma agressiva no controle desmedido da assistência e atuação do médico, usando de práticas trabalhistas exploradoras. Em muitos casos, ainda por julgarem ser uma boa oportunidade de inclusão ou manutenção no mercado de trabalho e não antevendo as consequências, os médicos aceitam novos contratos ou “acordos” inadequados para os contratos já existentes.

    Assim, acabam se expondo à “Pejotização” do trabalho, com os já conhecidos riscos de limitação da qualidade assistencial e também responsabilização em processos fiscais, trabalhistas e mesmo ético-profissionais.

    O SINMED-MG alerta, mais uma vez, os médicos sobre o risco de desvalorização do trabalho para gerar lucratividade às empresas e ampliação do lucro financeiro para acionistas. Conclamamos a todos para fiscalizarem e denunciarem essas situações que ocorrerem com as novas operadoras ou com as antigas, por passarem a adotar as mesmas práticas para tentar sobreviver.

    Nossa entidade informa que continuará exercendo seu papel e acompanhará as mudanças, buscando e compartilhando informações, fiscalizando as condições de trabalho, questionando relações de emprego que não são dignas, ofertando assistência jurídica aos filiados, buscando o diálogo construtivo com gestores e mobilizando a categoria.

    Minas Gerais seguirá como referência de força da categoria médica para todo o país e em defesa da qualidade da assistência médica prestada à população.

    Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – 5 de outubro/2020